Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200081528

Casar faz bem?Rogério Tuma 30 de agosto de 2011 às 18:21hEstudos mé...

📅 2011🏢 FAFIPA🎯 Prefeitura de Paranacity - PR📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca FAFIPA no concurso para Prefeitura de Paranacity - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200081528
Ano: 2011Banca: FAFIPAOrganização: Prefeitura de Paranacity - PRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Casar faz bem?

Rogério Tuma 30 de agosto de 2011 às 18:21h

Estudos médicos indicam que sim, principalmente para os homens. Para as mulheres, há benefícios, mas o matrimônio engorda muito.

Existem muitos estudos estatísticos que avaliam o efeito do estado marital no peso e estado de saúde das pessoas. Em termos gerais, casar engorda e divorciar emagrece, porém quando separamos as pessoas pela idade e sexo é que as verdadeiras diferenças aparecem. No congresso da Associação Americana de Sociologia, um estudo da Universidade de Ohio – que acompanhou mais de 10 mil -jovens de 14 a 22 anos entre 1979 e 2008 – -comparou por faixa etária e gênero o que ocorre com o peso se casamos ou não e se nos separamos. 

Os solteiros convictos costumam ser mais magros, o casamento engorda, porém não a ponto de se tornar um problema de saúde. Após os 30 anos de idade é que aparecem os problemas: as mulheres casadas engordam e muito, ao ponto de virar um problema de saúde, e os homens que se divorciaram ficaram gordos, os casados não. Essas diferenças ficam piores à medida que a idade aumenta. Os autores Dmitry Tumin e Zhenchao Qian supõem que homens têm benefícios no casamento, tendo mais tempo para se exercitar e mais liberdade para adotar práticas saudáveis, enquanto as tarefas diárias que um casamento exige impedem a mulher de se cuidar.

Kathle,en King, da Universidade de Rochester, em outro estudo publicado na revista Health Psychology, de 22 de agosto, mostra que casamento feliz faz bem para o coração. Após acompanhar cardíacos que sofreram revascularização do miocárdio com pontes de veia safena ou artéria mamária, a autora concluiu que cuidados maritais têm o mesmo peso na evolução dos pacientes do que parar de fumar, controlar o diabetes e abaixar o colesterol. Após acompanhar 225 pacientes por 15 anos, a autora notou que 83% das mulheres revascularizadas que tinham um casamento feliz ainda estavam vivas, enquanto que apenas 27% das casadas infelizes e só 26% das solteiras sobreviveram tanto tempo, uma diferença quatro vezes maior a favor das felizes no casamento.

Para os homens infartados a diferença é um pouco menor, mas ainda muito significativa: três vezes mais chances de sobrevida para os homens casados e felizes. Para a autora, o cuidado feminino com seu parceiro existe mesmo se o casamento não vai bem, mas para as mulheres um casamento infeliz não gera nenhum benefício; “as mulheres precisam saber que seu casamento vai bem para ter um ganho de saúde”, diz o Dr. Reis, coautor do estudo.

Homens casados têm em casa alguém que os estimula a seguir um padrão de vida mais saudável, como parar de fumar e fazer exercícios, por isso que o casamento faz muito bem para eles, enquanto esse papel de cuidador não é comumente exercido pelo homem. Por isso, só casar não é o suficiente para a mulher, ela precisa ser “feliz para sempre”. 

Para quem ainda quer discutir a relação, vai aí uma dica, um estudo- com 400 mil taiwaneses, publicado no British Journal of Sports Medicine- de agosto, prova que caminhar apenas- 15 minutos por dia pode aumentar a nossa sobrevida em três anos e reduzir o risco de ter câncer em 10% e de infarto- em 20%. Portanto, discuta a relação andando. 

O cuidado com a saúde é extremamente importante para o ser humano, independente da idade, condição social, gênero ou país em que vive, porém, o estudo citado como referência aponta algumas particularidades sobre a relação entre saúde e matrimônio, a partir das afirmações do texto é CORRETO afirmar que:

I. A contribuição de um casamento feliz para a saúde do paciente têm o mesmo peso que parar de fumar.

II. Os homens casados felizes não apresentam o mesmo ganho de sobrevida em relação a cirurgia de revascularização se comparado às mulheres, se bem que ainda tenham um ganho importante.

III. Para as mulheres, o fato de estarem casadas felizes ou solteiras alteram minimamente a sua sobrevida em relação a cirurgia de revascularização.

A alternativa CORRETA é encontrada em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200128947Língua Portuguesa

“Depois algumas poucas cargas e recargas elas não aguentam o tranco, começam a se romper, e a bateria morre.” Qual é, respectivamente, a classe gramat...

#Morfologia
Questão 457941200439571Língua Portuguesa

Considerando o texto dado, assinale a alternativa em que o sujeito é classificado da mesma forma que o sujeito de “Nos sobrados, via-se um movimento p...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941200769925Língua Portuguesa

No 3º parágrafo do texto, o verbo desintegrar tem seu sinônimo expresso em:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201034560Língua Portuguesa

De acordo com o texto dado, assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância verbal.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201279656Língua Portuguesa

O verso "As dos outros são olhares, / São gestos, são palavras..." sugere que:

#Análise Textual
Questão 457941201819039Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que o termo grifado corresponde ao antônimo dado entre parênteses.

#Semântica Contextual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do FAFIPA