///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FGV no concurso para Prefeitura de Salvador - BA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com relação à coinfecção da tuberculose (TB) e do vírus da imunodeficiência humana (HIV), analise as afirmativas a seguir.
I. As pessoas vivendo com HIV (PVHIV) em seguimento clínico devem ser triadas para TB em todas as visitas aos serviços de saúde, mediante o questionamento sobre a existência de um dos quatro sintomas: febre, tosse, sudorese noturna e emagrecimento.
II. O tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis com isoniazida em PVHIV com prova tuberculínica reagente não reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tuberculose.
III. Em pacientes com diagnóstico recente e concomitante de infecção pelo HIV e tuberculose pulmonar, a terapia antirretroviral deve ser instituída imediatamente e o tratamento da tuberculose deve ser administrado posteriormente em até duas semanas se a contagem de linfócito T CD4+ estiver acima de 50 céls/mm³.
Está correto o que se afirma em