O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, vol. 6, n° 2[17], p. 46- 63. Jun/95.
Os jogos podem ser classificados de várias formas. Leia a descrição dos jogos a seguir e classifique-os em pequenos ou grandes jogos.
I. Jogo infantil com dois grupos, com o mesmo número de jogadores, que ocorre num espaço amplo dividido em dois, com uma bandeira escondida em cada uma das extremidades. O objetivo de cada jogador é capturar a bandeira da outra equipe sem ser pego pelos adversários. O jogador que for pego deve permanecer imóvel até que algum jogador do seu grupo consiga tocá-lo. Ganha a equipe que conseguir pegar a bandeira do adversário mais vezes e retornar para o seu lado do campo sem ser pego.
MICHAELIS. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/ palavra/D9mal/pique-bandeira/>.
I. Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores. Quando o líder disser “morto!”, todos terão que agachar; quando o líder disser: “vivo!”, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder. A velocidade em que os comandos são dados vai definir o grau de dificuldade, assim como a sequência, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes. Além dos comandos tradicionais, outros podem ser combinados para aumentar os movimentos executados e o grau de dificuldade.
<https://plannetaeducacao.com.br/2021/07/01/brincadeiras-paratrabalhar-as-habilidades-motoras-das-criancas-em-casa/>