Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Educação Física e Esportes/
  4. Questão 457941200192873

É correto afirmar que a proposta crítico-superadora da Educação Fís...

📅 2022🏢 Avança SP🎯 Prefeitura de Laranjal Paulista - SP📚 Educação Física e Esportes
#Fundamentos Socio-Históricos da Educação Física

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca Avança SP no concurso para Prefeitura de Laranjal Paulista - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Educação Física e Esportes, especificamente sobre Fundamentos Socio-Históricos da Educação Física.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200192873
Ano: 2022Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Laranjal Paulista - SPDisciplina: Educação Física e EsportesTemas: Fundamentos Socio-Históricos da Educação Física
Texto associado

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 3.


Memória e excesso de estímulos

Atualmente, o que consideramos problemas de memória podem ser, na verdade,

reflexo de um mundo moderno e cada vez mais acelerado.

Drauzio Varella – 30/04/21


Uma das queixas mais frequentes que os médicos ouvem atualmente é a falta de memória. Antes, você via pessoas de idade se queixando: “Minha memória não é mais como no passado”. Hoje, você vê jovens, mulheres e homens de 30 e poucos anos se queixando de que a memória anda péssima, que não conseguem se lembrar das coisas, que não conseguem guardar mais o número de nenhum telefone. [...]

Nós vamos falar sobre esse problema hoje com um neurologista que é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), escritor, tem quatro livros publicados e um deles é sobre a memória. Nós vamos conversar com o Dr. Leandro Telles.

Drauzio Varella: Leandro, seja bem-vindo! Eu queria que você começasse pelo básico mesmo: como é que funciona a memória?

Dr. Leandro Telles: É um prazer. Esse tema é importante, moderno, palpitante e a gente tem se debruçado na compreensão justamente da interação entre o cérebro e o novo mundo criado, em parte, por esse mesmo cérebro. A gente vive tempos acelerados, onde o grau de expectativa é bastante alto. Existe, como você muito bem colocou, uma terceirização intelectual. A gente está deixando que outras estruturas façam o papel que antigamente era feito pelo cérebro.

A memória é uma das funções mais nobres, mais complexas, mais diferenciadas do cérebro humano. A memória é a cola do tempo. É o que cria a condição de passado, presente e futuro. É o que dá sentido às atividades vigentes. O cérebro reserva um terço da sua massa encefálica para poder criar essa pequena cicatriz neuronal e fazer a gente sentir de novo, na ausência do estímulo que deu origem. A gente é capaz de ter uma biografia. No fundo, é um grande patrimônio de vida.

Eu sempre falo que a memória não é uma função, é uma sequência de funções. Você precisa de uma boa vivência. Essa vivência precisa ser profunda, complexa, com tempo. Você tem que ter uma boa atenção, uma capacidade de perceber aquele estímulo e atribuir um grau de relevância e depois consolidar essa informação para que ela possa ser carregada por anos, por décadas ou por uma vida inteira. É como se fosse uma corrida de obstáculos, onde você tem várias subfunções.

No fundo, todo mundo fala: “Eu esqueço”. Mas cada um tem um problema em uma área desta cadeia. Às vezes, realmente, a vivência está pobre. Às vezes, o cérebro não está saudável, descansado ou emocionalmente estável. Às vezes, é a atenção que foi sobrecarregada ao extremo. E, às vezes, o problema está, sim, no próprio mecanismo da fixação, como a gente vê nas demências e nas doenças cerebrais mais graves. Mas compreendê-la como uma cadeia de eventos ajuda a entender o tipo de disfunção daquele caso.

Adaptado https://drauziovarella.uol.com.br

É correto afirmar que a proposta crítico-superadora da Educação Física:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200611215Educação Física e Esportes

O ciclismo é uma modalidade esportiva inclusiva que permite a participação de atletas com diferentes tipos de deficiência. As competições podem ocorre...

#Esportes
Questão 457941200740999Educação Física e Esportes

O tênis de mesa constitui, em sua partida, de sets de:

#Esportes
Questão 457941200796784Educação Física e Esportes

Sobre os jogadores do voleibol de quadra, cabe a esse jogador atacar das posições 2 e 4. Auxilia nos passes e na defesa.

#Esportes
Questão 457941200951557Educação Física e Esportes

Assinale a alternativa correspondente ao aumento do tónus num determinado grupo muscular (forma de paralisia):

#Anatomia e Fisiologia Humana
Questão 457941201313533Educação Física e Esportes

Dentro das atividades privativas do curso, é corretor afirmar que são atribuições exclusivas de um profissional de Educação Física:

#Ética Profissional em Educação Física#Regulamentação em Educação Física
Questão 457941201384195Educação Física e Esportes

Como se sabe, o aquecimento é de suma importância para realizar a prevenção de lesões. Com relação aos benefícios dos aquecimentos e alongamentos, ass...

#Treinamento Esportivo#Educação Física e Lazer#Educação Física e Bem-Estar

Continue estudando

Mais questões de Educação Física e EsportesQuestões sobre Fundamentos Socio-Históricos da Educação FísicaQuestões do Avança SP