Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Com base em estudos e publicações sobre a relação atividade física / saúde, a OMS publicou, em 2004, o que seria a “estratégia global de alimentação saudável e atividade física”. A partir disso, determinou-se a diretriz para a formulação de políticas públicas ressaltando o interesse no seguinte fato:
A organização das sensações relativas ao próprio corpo em conexão com os dados do mundo exterior. O conceito refere-se a:
Existe um fenômeno muito comum na prática de exercícios físicos que é chamado a “dor de lado”. Quais os fatores principais no seu desencadeamento?
Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.
I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.
II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.
III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.
IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.
Está CORRETO o que se afirma:
A inserção da Educação Física na escola data do final do século XIX. O objetivo era formar, segundo Castellani Filho (1988), “um indivíduo forte, saudável, indispensável à implementação do processo de desenvolvimento do país”. Neste período, a classe médica brasileira assumiu a tarefa de reformular os hábitos higiênicos das famílias brasileiras. Implementaram, um programa de Educação Física com base na disciplina, na exercitação corporal, cujo objetivo era fortalecer física e moralmente os indivíduos procurando curá-los da letargia, da indolência, da preguiça, da moralidade e de outros hábitos que deterioravam a saúde.
A Educação Física neste período era denominada de: