Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e te...
🏢 Quadrix🎯 CRO-GO📚 Gestão de Arquivos e Documentos
#Organização de Arquivos: Métodos de Arquivamento#Gestão de Documentos: Arquivos Correntes e Intermediários#Empréstimo e Consulta de Documentos#Arquivamento de Documentos#Protocolo Documental#Avaliação Documental#História da Arquivística#Fases da Gestão Documental#Fundamentos Arquivísticos#Destinação de Documentos#Ciclo de Vida Documental: Teoria das Três Idades
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca Quadrix no concurso para CRO-GO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Gestão de Arquivos e Documentos, especificamente sobre Organização de Arquivos: Métodos de Arquivamento, Gestão de Documentos: Arquivos Correntes e Intermediários, Empréstimo e Consulta de Documentos, Arquivamento de Documentos, Protocolo Documental, Avaliação Documental, História da Arquivística, Fases da Gestão Documental, Fundamentos Arquivísticos, Destinação de Documentos, Ciclo de Vida Documental: Teoria das Três Idades.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.
I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições. III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.