Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200467850

Analise as afirmativas seguintes, a respeito do texto. I. As ideias...

📅 2016🏢 Quadrix🎯 CRMV-MT📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Quadrix no concurso para CRMV-MT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200467850
Ano: 2016Banca: QuadrixOrganização: CRMV-MTDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado

Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.


Direitos dos animais: história do conceito


O debate sobre direitos dos animais no século XX pode ser traçado no passado, na história dos primeiros filósofos. No século VI a.C., Pitágoras, filósofo e matemático, já falava sobre respeito animal, pois acreditava na transmigração de almas. Aristóteles escreveu, no século IV a.C., argumentando que os animais estavam distantes dos humanos na Grande Corrente do Ser ou escala natural. Alegando irracionalidade, concluía que os animais não teriam interesse próprio, existindo apenas para benefício dos Seres Humanos.

O filósofo Ramon Bogéa, no século XV, afirmava que os animais deveriam ter direitos como os humanos. No século XVII, o filósofo francês René Descartes argumentou que animais não têm almas, logo não pensam e não sentem dor. Contra isso, Jean-Jacques Rousseau argumentou, no prefácio do seu Discursos sobre a Desigualdade (1754), que os seres humanos são animais, embora ninguém "exima-se de intelecto e liberdade".

Um contemporâneo de Rousseau, o escritor escocês John Oswald, que morreu em 1793, no livro The Cry of Nature or an Appeal to Mercy and Justice on Behalf of the Persecuted Animals, argumentou que um Ser Humano é naturalmente equipado de sentimentos de misericórdia e compaixão. "Se cada Ser Humano tivesse que testemunhar a morte do animal que ele come", argumentava ele, "a dieta vegetariana seria bem mais popular". A divisão do trabalho, no entanto, permite que o homem moderno coma carne sem passar pela experiência que Oswald chama de alerta para as sensibilidades naturais do Ser Humano, enquanto a brutalização do homem moderno faz dele um acomodado com essa falta de sensibilidade.

Mais tarde, no século XVIII, um dos fundadores do utilitarismo moderno, o filósofo britânico Jeremy Bentham, argumenta que a dor animal é tão real e moralmente relevante como a dor humana e que "talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania". Bentham argumenta ainda que a capacidade de sofrer e não a capacidade de raciocínio deve ser a medida para como nós tratamos outros seres.

No século XIX, Arthur Schopenhauer argumenta que os animais têm a mesma essência que os humanos, a despeito da falta da razão. Embora considere o vegetarianismo como uma boa causa, não o considera moralmente necessário e assim posiciona-se contra a vivissecção, como uma expansão da consideração moral para os animais.

(Adaptado de wikipedia.org.br)

Analise as afirmativas seguintes, a respeito do texto.


I. As ideias de vegetarianismo, segundo o texto, têm suas origens no século XX.

II. Segundo John Oswald, a brutalização do homem não permite que ele compreenda a importância da ingestão de carnes de animais para seu desenvolvimento fisiológico.

III. O britânico Jeremy Bentham defende a ideia de que os sentimentos dos animais devem ser preteridos em relação aos dos humanos, já que estes têm apenas sensações irreais.


Está correto o que se afirma em:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200452082Língua Portuguesa

Sobre a oração "O julgamento é subjetivo", analise as afirmações. I. O predicado é nominal. II. A palavra "subjetivo" exerce função de predicativo do ...

#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração#Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto
Questão 457941200977878Língua Portuguesa

Acerca do trecho “O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que...

#Morfologia#Formas Nominais do Verbo#Regras de Crase#Ortografia#Uso da Crase#Artigos#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Morfologia Verbal
Questão 457941201199433Língua Portuguesa

O seguinte trecho do segundo parágrafo: “Para que a doação de sangue seja segura, é necessário que o doador preencha vários quesitos” admite a seguint...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941201232362Língua Portuguesa

Releia o seguinte trecho, extraído do texto: "Yan, entretanto, descartou os temores de que, com a descoberta, possa haver uma caça maciça aos animais....

#Análise Sintática#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941201294308Língua Portuguesa

Assinale, dentre as palavras a seguir, aquela que representa um antônimo para “meticulosos”, que aparece em destaque no texto.

#Paralelismo Estrutural#Análise Textual
Questão 457941201654130Língua Portuguesa

Com relação aos fenômenos da homonímia e da paronímia, analise estes pares de palavras abaixo.I. Governo (ê) - governo (é);II. Concerto - conserto;III...

#Paralelismo Estrutural#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do Quadrix