Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Medicina: Clínica e Saúde Pública/
  4. Questão 457941200526177

A fase pré-analítica é de extrema importância para a realização dos...

📅 2019🏢 CPCON🎯 Prefeitura de Sumé - PB📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Colagenoses#Febre Reumática

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Sumé - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Colagenoses, Febre Reumática.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200526177
Ano: 2019Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Sumé - PBDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Colagenoses | Febre Reumática
A fase pré-analítica é de extrema importância para a realização dos exames laboratoriais. Dados da literatura indicam que até 80% dos erros laboratoriais são observados nesta fase, iniciando pelo atendimento do paciente, coleta de amostras até que estas estejam liberadas para as análises, com o objetivo de reduzir a ocorrência de possíveis falhas. (Manual de Exames Laboratoriais. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2018/documentos/Laboratorios/manual_exames_laboratoriais_rede_SUS-BH.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).

Acerca do exame de rotina diante de caso sob suspeita de febre reumática, o médico da Unidade Básica de Atenção à Saúde deve estar atento, sobretudo, por se tratar de enfermidade que cursa com complicações focais e sistêmicas. Com base nesse aspecto, analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aantiestreptolisina O (AEO) é um anticorpo decorrente da interação bioimunológica entre o organismo e produtos extracelulares do Streptococus beta hemolítico do grupo A.
( ) A Febre reumática aguda (FRA) e glomerulonefrite difusa aguda são as duas complicações não supurativas da infecção do estreptococo β-hemolítico do grupo A.
( ) A antiestreptolisina O (AEO) elevada indica infecção pregressa por estreptococos β-hemolítico, e de forma isolada permite o diagnóstico de febre reumática ou glomerulonefrite difusa aguda (GNDA).
( ) Níveis de Antiestreptolisina O (AEO) podem apresentar variações, com valores normais diferentes em populações distintas.
( ) Determinações seriadas que documentam a elevação de Antiestreptolisina O (AEO) são evidências mais significativas de infecção recente que o resultado de um teste isolado.
( ) Nas infecções estreptocócicas, Antiestreptolisina O (AEO) é detectada em 85% das faringites, 30% das piodermites e 50% das glomerulonefrites difusas aguda (GNDA). Na febre reumática, 80% dos casos apresentam Antiestreptolisina O (AEO) elevada 2 meses após início do quadro, 75% em 2 meses, 35% em 6 meses e 20% em 12 meses.
( ) Falso-positivos podem ocorrer em pacientes com tuberculose, hepatites e esquistossomose.
( ) O Método diagnóstico é Imunoturbidimétrico. O Valor de referência Antiestreptolisina O é menor que 200 UI/mL. Condição: Amostra: soro; Tubo/frasco: coleta em tubo gel; Preparo do paciente: jejum de 8h. Conservação: Armazenamento: até 3 dias: entre 2 e 8°C; após 3 dias e até 3 meses: -20°C.

Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200157723Medicina: Clínica e Saúde Pública

Configura-se indicação Classe I das recomendações para o tratamento farmacológico das arritmias na Cardiopatia Chagásica Crônica:

#Cardiologia e Doenças Vasculares
Questão 457941200515145Medicina: Clínica e Saúde Pública

Em relação ao Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) - 2021, assinale (V) para...

#Cardiologia e Doenças Vasculares
Questão 457941200758223Medicina: Clínica e Saúde Pública

Considerando o Código de Ética Médica, aprovado pela Resolução CFM n˚ 2.217, de 27/09/2018, quanto aos Princípios Fundamentais, assinale a alternativa...

#Ética em Pesquisa, Ética Médica e Medicina Legal#Legislação Médica
Questão 457941201325202Medicina: Clínica e Saúde Pública

As amebíases intestinais têm um ciclo evolutivo simples, ocorrendo a infecção a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos dos se...

#Doenças Infecciosas e Parasitárias
Questão 457941201409945Medicina: Clínica e Saúde Pública

O Médico Cardiologista recebe em seu consultório um paciente de 53 anos, etnia negra, portador de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes e Dislipide...

#Cardiologia e Doenças Vasculares
Questão 457941201569215Medicina: Clínica e Saúde Pública

Paciente de 90 anos, sexo masculino, foi levado ao serviço de emergência neurológica depois de ter sido encontrado inconsciente no chão do seu quarto....

#Neurologia

Continue estudando

Mais questões de Medicina: Clínica e Saúde PúblicaQuestões sobre ColagenosesQuestões do CPCON