///
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca IDECAN no concurso para EBSERH. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Alergologia e Imunologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
As reações adversas aos alimentos são representadas por qualquer reação anormal à ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. Podem ser classificadas em tóxicas e não tóxicas. As reações tóxicas dependem mais da substância ingerida ou das propriedades farmacológicas de determinadas substâncias presentes em alimentos. Acerca das alergias alimentares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A alergia alimentar é mais comum em crianças. Estima‐se que a prevalência seja aproximadamente de 6% em menores de três anos e de 3,5% em adultos e estes valores parecem estar aumentando.
( ) A prevalência é maior em indivíduos com dermatite atópica. Aproximadamente, 35% das crianças com DA, de intensidade moderada a grave, têm alergia alimentar mediada por IgE.
( ) As reações adversas aos aditivos alimentares são raras (abaixo de 1%). Os aditivos mais implicados em reações adversas são os sulfitos (asma), o glutamato monossódico e a tartrazina (urticária).
A sequência está correta em