///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBFC no concurso para SES-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Cuidados Intensivos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A manutenção do potencial doador de órgãos falecido requer atenção do intensivista. Sabe-se que alguns pontos são fundamentais nesse manejo. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A restauração da oferta de oxigênio aos tecidos é fundamental. A primeira medida para este objetivo é a introdução de droga vasopressora, pois sabe-se que a infusão de volume não tem sucesso uma vez que o potencial doador perde o tônus vascular.
( ) A reposição hormonal no potencial doador é fundamental. É sugerido o uso de vasopressina, metilprednisolona, insulina e hormônio tireoidiano.
( ) Sabe-se que o controle da natremia no potencial doador é importante fator para se conseguirem melhores resultados dos transplantes, principalmente em relação ao enxerto hepático.
( ) O uso de drogas vasopressoras deve contraindicar o transplante de órgãos sólidos, sendo recomendado apenas a captação das córneas com o coração parado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.