///
Segundo Severino (2013, p. 46), “a formação que se espera que a universidade forneça aos estudantes de todas as áreas, independentemente de sua especialização profissional, é o desenvolver, o suscitar e o amadurecer de uma capacidade de reflexão integradora das significações, de modo que todo profissional se torne um ‘pensador’, não no sentido de uma especialização separada, mas como alguém que tenha desenvolvido sua sensibilidade intelectual à condição de sua existência histórica, como pessoa inserida num tempo histórico e num espaço social, tornando-se o mais capaz possível de inserir o microssentido de seu existir pessoal no macrossentido de seu existir social, passando a viver nas coordenadas de um projeto comum.” Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A educação deve proporcionar a mediação da percepção das relações situacionais e possibilitar a apreensão das intrincadas redes políticas da realidade social, pois só a partir daí poderão os acadêmicos dar-se conta também do significado de suas atividades técnicas e culturais.
II. A educação só se legitima intencionalizando a prática histórica dos homens.
III. A educação só se efetiva priorizando o mercado de trabalho e uma efetiva adequação a ele.
IV. Cabe à educação, no plano da intencionalidade da consciência, desvendar os mascaramentos ideológicos de sua própria atividade, evitando, assim, que se instaure como mera força de reprodução social, tornando-se força de transformação da sociedade.
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca COPERVE - UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre História da Educação no Brasil, Ensino Superior Contemporâneo no Brasil: Desafios e Avanços.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.