Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Fonoaudiologia/
  4. Questão 457941201164485

Relacione o desenvolvimento da audição com o desenvolvimento de lin...

📅 2018🏢 FAFIPA🎯 Prefeitura de Paraíso do Norte - PR📚 Fonoaudiologia
#Linguagem e Comunicação

Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca FAFIPA no concurso para Prefeitura de Paraíso do Norte - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Linguagem e Comunicação.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941201164485
Ano: 2018Banca: FAFIPAOrganização: Prefeitura de Paraíso do Norte - PRDisciplina: FonoaudiologiaTemas: Linguagem e Comunicação
Relacione o desenvolvimento da audição com o desenvolvimento de linguagem por cada faixa etária e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



1. De 0 a 3 meses, o bebê reage para sons de forte intensidade e se assusta com sons fortes e barulhos inesperados. 

2. De 3 a 6 meses, a resposta de alerta aos sons é mais fácil de ser observada. O bebê procura sons à sua volta e reconhece mudanças na tonalidade da voz da mãe ou do pai. Próximo aos seis meses, o bebê apresenta atenção aos ruídos do ambiente, atende ao próprio nome e localiza a fonte sonora.

3. Aos 9 meses, o bebê reage de maneira diferente para sons fracos e fortes, localiza e reconhece sons familiares. Pode responder ao próprio nome quando é chamado e demonstra entendimento de palavras simples, como  "mamãe",  "papai" , " tchau" e " não".

4. Com 12 meses, o bebê associa sons a objetos, entende comandos simples e reconhece algumas palavras como, por exemplo, "não", "papá", "mamãe", "papai", "vovó" e "vovô".

5. Com 18 meses, a criança entende frases simples e pode apanhar objetos familiares quando é solicitada. Nesta fase, por exemplo, a criança já reconhece e aponta para partes do corpo sem a necessidade de gestos ou pistas visuais.

6. Aos 2 anos, a criança atende e realiza ordens simples quando solicitada e responde corretamente às perguntas feitas pelo interlocutor. Consegue sentar e escutar histórias e músicas simples. O tempo de atenção ainda é curto.

7. Entre 3 a 5 anos, a criança entende tudo que é falado pelo adulto e pergunta quando não compreende.


(  ) Início do balbucio, fase em que a criança começa a brincar com a produção de sons sem sentido. Aos seis meses, o balbucio tende a mudar, passando para a produção de sons agora com padrões de repetição e algum significado. Nessa fase, o bebê grita, mostrando satisfação com a própria emissão.

(  ) O bebê chora quando quer alguma coisa e se acalma ao ouvir a voz da mãe.

(  ) Início da produção das primeiras palavras. Aponta para brinquedos e alimentos favoritos quando solicitado.

( ) Bate palmas, joga beijo quando solicitado e reclama quando é contrariado. Começa a imitar sons produzidos pelo adulto e sons de animais durante as brincadeiras, por exemplo.

(  ) Começa a utilizar frases curtas para se fazer entender e o vocabulário aumenta para cerca de 20 a 50 palavras.

( ) A linguagem falada é utilizada constantemente para expressar desejos, refletir emoções, informar e fazer perguntas. Tem início a utilização de sentenças mais complexas e com sentido, além do uso do plural. É comum que a criança fale de si mesmo na 3ª pessoa.

( ) Ocorre um aumento importante do vocabulário falado, a criança se comunica com uso de sentenças simples, a fala já deve ser entendida por adultos que não estão em contato direto com a criança. É a fase em que a criança é bastante possessiva e nem sempre aceita compartilhar objetos com outras crianças.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200744768Fonoaudiologia

O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer cli...

#Ciência da Audição
Questão 457941200867484Fonoaudiologia

O brincar com os sons é uma atividade realizada com as crianças ouvintes desde o nascimento. Devem-se conduzir e proporcionar às crianças com deficiên...

#Ciência da Audição#Audiologia Educacional
Questão 457941201019089Fonoaudiologia

Os testes dicóticos do processamento auditivo são caracterizados por possuírem estímulos de fala diferentes, apresentados às duas orelhas simultaneame...

#Linguagem e Comunicação
Questão 457941201103235Fonoaudiologia

Caso "Um indivíduo que apresenta frênulo lingual encurtado e não consegue elevar a língua para produzir o fonema /r/ de "arara" e distorce o fonema /s...

#Linguagem e Comunicação
Questão 457941201546349Fonoaudiologia

Piccoli e Camini (2012) salientam que a consciência fonológica pode ser agrupada como um conjunto de habilidades que permite à criança compreender e m...

#Linguagem e Comunicação
Questão 457941201941188Fonoaudiologia

Pode-se constatar que existe uma variabilidade nos aspectos relacionados aos resultados de avaliação da voz do deficiente auditivo. Algumas alterações...

#Fonética Vocal

Continue estudando

Mais questões de FonoaudiologiaQuestões sobre Linguagem e ComunicaçãoQuestões do FAFIPA