///
Considerando o processo de avaliação do sistema nacional de pós-graduação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação do sistema nacional de pós-graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC).
II. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país.
III. Entre os objetivos da avaliação do sistema nacional de pós-graduação está a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa).
IV. A avaliação é realizada em oitenta áreas de avaliação, número vigente em 2017, e segue diferentes sistemáticas e distintos conjuntos de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).
V. Os documentos de área são referência para os processos avaliativos, tanto na elaboração e submissão de propostas de cursos novos quanto na avaliação dos cursos em funcionamento. Neles estão descritos o estado atual, as características e as perspectivas, assim como os quesitos considerados prioritários na avaliação dos programas de pós-graduação.
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca COPERVE - UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Avaliação na Educação Básica e Superior, Avaliação da Educação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.