Devido à etiologia do sangramento digestivo, o uso de octreotida nã...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 STJ📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Gastroenterologia Clínica
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para STJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Gastroenterologia Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência em serviço de pronto-atendimento relatando hematêmese volumosa. A paciente apresentava-se pálida, com frequência cardíaca de 105 bpm, pressão arterial em decúbito dorsal de 110 mmHg × 70 mmHg, com evidências de hipotensão ortostática. Sem outras alterações no exame clínico. Após estabilização hemodinâmica, ela foi submetida a exame de endoscopia digestiva alta que evidenciou úlcera péptica duodenal sangrante.
Julgue os itens a seguir, acerca do tratamento farmacológico indicado na situação emergencial objeto do caso clínico acima.
Devido à etiologia do sangramento digestivo, o uso de octreotida não é considerado de primeira escolha, mas esse medicamento pode ser usado como tratamento auxiliar, pois atua reduzindo significativamente o fluxo sanguíneo esplâncnico e a pressão portal. Esse medicamento é mais efetivo no controle inicial de sangramento associado a hipertensão portal.