///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IF-RS no concurso para IF-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Comunicação Social, especificamente sobre Editorial, História da Comunicação, Gêneros e Formatos de Jornalismo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com base no texto abaixo, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
“No inicio dos anos 1960 tivemos uma grande confluência de temas e questões políticas e culturais para a defesa da mudança social, da revolução. O “novo”, uma nova cultura popular autêntica, muitas vezes foi buscado no passado, ainda que mítico”. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.164
( ) Uma cultura popular transformadora e revolucionária era a utopia dos intelectuais e artistas que se envolveram no movimento do Centro Popular de Cultura da UNE.
( ) O Governo militar passou a se guiar pela ideologia da segurança militar e fomentou ainda mais o projeto que buscava uma cultura autêntica.
( ) Havia, por assim dizer, um romantismo revolucionário, tanto no Brasil quanto no mundo.
( ) O Estado era visto até então como parceiro intelectual, herança do modernismo.
( ) Um exemplo significativo dessa postura é o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.