Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros. III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares. IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos. V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA.
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca COPERVE - UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Educação Pré-Escolar, Normas de Qualidade para Educação Pré-Escolar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.