No interior do programa Currículo em Movimento, do Ministério da Educação (MEC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) foram gestadas num processo amplo e democrático. De acordo com as citadas Diretrizes, no que se refere à estruturação de propostas pedagógicas e/ou curriculares na Educação Infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As instituições de Educação Infantil, para a sistematização de propostas pedagógicas e/ou curriculares, asseguram espaços e tempos para a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam. II. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com as outras crianças. III. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem ser sistematizadas previamente, preferencialmente antes do início das atividades com as crianças, com a participação exclusiva de professores e técnicos devidamente formados na área da educação infantil. IV. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem privilegiar estratégias, por intermédio das quais as crianças, desde a mais tenra idade, possam se apropriar dos conhecimentos vinculados às diferentes áreas disciplinares, sobretudo os que se relacionam à leitura e escrita, para que em breve sejam superados os altos índices de analfabetismo ainda presentes nas diferentes regiões brasileiras. V. As propostas pedagógicas e/ou curriculares das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos – da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca COPERVE - UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Educação Pré-Escolar, Currículo de Educação Pré-Escolar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.