///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca COTEC no concurso para Prefeitura de Pirapora - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.
Texto 01
Como abandonar o perfeccionismo e ter uma vida mais leve
Entregar uma demanda, agradecer por um elogio ou celebrar uma conquista são situações normais, mas não para os perfeccionistas. O perfeccionismo é um padrão de comportamento que preza por algo impossível de conseguir: a perfeição. E isso traz efeitos negativos para a vida dessas pessoas.
“O perfeccionista nunca está livre”, resume Heloísa Capelas, escritora e especialista em autoconhecimento e inteligência emocional. Isso porque pessoas com essa característica vão à exaustão, fazendo e refazendo suas atividades para alcançar a perfeição. Apesar de desgastante, o perfeccionista encara isso como seu dever. “Ser perfeccionista é muito cansativo, porque nada mais importa a não ser que você faça direito, a não ser que você faça perfeito.”
Além desse comportamento ser cansativo, tira possibilidades de aproveitar a vida. Heloísa explica que o perfeccionista fica preso em uma atividade, em vez de finalizá-la e seguir adiante. Isso se estende para aprender e tentar coisas novas, se ele não for bom em algo imediatamente, é possível que pare de praticar a atividade. “Ele tem a dificuldade de começar um dia de cada vez, fazendo cada dia melhor”, explica.
A alegria e o prazer da vida acabam sendo perdidos nessa dinâmica. “Ele está perdendo a [chance de viver a] vida, está perdendo a felicidade, está perdendo o prazer”, conclui Heloísa.
Para a especialista, a preocupação com a opinião do outro é o centro desse comportamento, que pode ter origem nos modelos aprendidos na infância. “Pais que se cobram muito, que são muito exigentes com eles mesmos e com a criança” dão as condições para o desenvolvimento do perfeccionismo. “Ela [a criança] vai desenvolver essa preocupação com a opinião do outro”, conclui.
Para lidar com o perfeccionismo e ter uma vida mais leve e prazerosa, Heloísa aponta o caminho da aceitação e do autoconhecimento.
“A aceitação é um dos sentimentos e das expressões na vida mais importantes”, inicia a escritora. “Aceitar a vida como ela é, nos aceitar com todo o nosso bem e nosso mal. Aceitar que eu estou em processo de aprimoramento. Isso traz um nível de tranquilidade”, explica.
Para ela, a aceitação é o primeiro passo, seguido de reflexão sobre a situação e disposição para mudança. “Aceito que é isso que eu estou vivendo para daí me perguntar: o que eu faço com isso?”, exemplifica. “Esse é o caminho inteligente, da auto-observação sem julgamento.” [...]
Disponível em: https://vidasimples.com. Acesso em: 20 fev. 2024. Adaptado.
Analise os itens a seguir, tendo em vista o que, de acordo com o texto, é possível ao ser humano
I. a autoaceitação.
II. o autoconhecimento.
III. o aprimoramento.
IV. a perfeição.
V. a auto-observação.
Estão CORRETAS as afirmativas