///
Immanuel Kant é um filósofo moderno que funda uma ética deontológica, enquanto Stuart Mill, também moderno, funda uma ética utilitarista.
Segundo Kant,
o verdadeiro valor moral encontra-se nas ações realizadas por dever e não pela inclinação
[...]
(KANT Immanuel, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, 1964, p.58)
[...] Uma ação cumprida por dever tira seu valor moral não do fim que por ela deve ser alcançado, mas da máxima que a determina[...]
(KANT Immanuel, Fundamentação da Metafísica dos Costumes,1964, p.60)
Desse modo,
[...] o dever é a necessidade de cumprir uma ação pelo respeito à lei [...]
(KANT Immanuel, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, 1964, p.60)
Segundo Mill,
A utilidade ou o princípio da maior felicidade como a fundação da moral sustenta que as ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade e erradas conforme tendam a produzir o contrário da felicidade. Por felicidade se entende prazer e ausência de dor; por infelicidade, dor e privação de prazer [...] o prazer e a imunidade à dor são as únicas coisas desejáveis como fins, e que todas as coisas desejáveis [...] são desejáveis quer pelo prazer inerente a elas mesmas, quer como meios para alcançar o prazer e evitar a dor.
(MILL J. Stuart, A Lógica das Ciências Morais, 2000, p. 187)
Ambos os filósofos, evidentemente se opõem quanto às suas definições de princípios éticos. Desse modo, é correto afirmar que:
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IF-MG no concurso para IF-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Filosofia, especificamente sobre Fundamentos da Filosofia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.