O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC/Brasil/2009) foi elaborado considerando sete dimensões fundamentais para a qualidade da educação infantil. Sobre a dimensão Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social, analise as afirmativas abaixo.
I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças. II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças. III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola. IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação. V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca COPERVE - UFSC no concurso para UFSC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Educação Pré-Escolar, Normas de Qualidade para Educação Pré-Escolar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.