O autor pressupõe uma relação de equivalência entre discurso e gram...
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para MS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 MS📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Atualmente, os estudiosos da linguagem começam a desenvolver uma série de teorias do discurso, em que se mostra que existe uma gramática que preside à construção do texto. Assim como ensinamos aos alunos, por exemplo, a coordenação e a subordinação como processos de estruturação do período, é preciso ensinar-lhes a gramática do discurso, para que eles possam, com mais eficácia, interpretar e redigir textos. O texto pode ser abordado de dois pontos de vista complementares. De um lado, podem-se analisar os mecanismos sintáticos e semânticos responsáveis pela produção de sentido; de outro, pode-se compreender o discurso como objeto cultural, produzido a partir de certas condicionantes históricas, em relação dialógica com outros textos. A finalidade de analisar elementos de uma gramática do discurso é tornar explícitos mecanismos implícitos de estruturação e interpretação de textos. Quem escreve ou lê com eficiência conhece esses procedimentos de maneira mais ou menos intuitiva. Explicitá-los contribui para que um maior número de pessoas possa, de maneira mais rápida e eficaz, transformar-se em bons leitores.
J. L. Fiorin. Introdução. In: Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2005, p.10.
A partir das informações veiculadas no texto acima e das noções básicas da análise do discurso, julgue os itens a seguir.
O autor pressupõe uma relação de equivalência entre discurso e gramática. Segundo ele, esta seria idêntica àquele.