///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca UPENET/IAUPE no concurso para SES-PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em relação às atuais recomendações de profilaxia pós exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e hepatites virais, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Pessoas em uso de PEP para HIV devem ser orientadas sobre o uso correto das medicações e podem ser liberadas para terem relações sexuais sem uso de preservativo após 10 dias de uso da medicação.
( ) Recomenda-se a investigação de sinais/sintomas de IST bem como a testagem para sífilis em todas as pessoas com exposição sexual de risco e avaliação de tratamento imediato.
( ) Recomenda-se avaliar todo paciente com exposição sexual de risco ao HIV para um eventual episódio de infecção aguda pelo vírus da hepatite A, observando-se a indicação de vacinação da pessoa exposta.
( ) Pessoa com esquema vacinal para hepatite B com apenas 2 doses e exposta ao risco devem desconsiderar as doses tomadas e reiniciar o esquema vacinal, além de necessitarem do uso de imunoglobulina hiperimune contra hepatite B.
( ) A investigação inicial da infecção pelo HCV é feita com a pesquisa por anticorpos contra o vírus (anti-HCV) por meio de TR ou testes laboratoriais. No entanto, a detecção do anti-HCV isoladamente indica apenas exposição ao HCV, havendo necessidade de detecção da carga viral do HCV (HCV-RNA) para definição de um caso de infecção ativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.