Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Medicina: Clínica e Saúde Pública/
  4. Questão 457941202078460

I - Retirar os fatores de risco causadores da rotura (evitar esforç...

📅 2024🏢 FAU🎯 Prefeitura de Prudentópolis - PR📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Ortopedia e Traumatologia

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FAU no concurso para Prefeitura de Prudentópolis - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Ortopedia e Traumatologia.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941202078460
Ano: 2024Banca: FAUOrganização: Prefeitura de Prudentópolis - PRDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Ortopedia e Traumatologia
Texto associado
Uma das patologias mais acometidas e procuradas por pacientes aos médicos é o ombro dolorido. O tratamento conservador é indicado nas tendinopatias, roturas parciais e nas roturas totais completas em pacientes com baixa demanda funcional ou sem condições clínicas para cirurgia. No caso do insucesso deve-se indicar o tratamento cirúrgico, sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - Retirar os fatores de risco causadores da rotura (evitar esforço com o membro superior elevado): Substituição de atividades que utilizem o membro superior acima de 90°, suspensão das atividades repetitivas, uso de gelo (fase aguda) e calor (após a fase aguda) e métodos fisioterapêuticos de calor (ultrassom, laser, ondas curtas, etc.) são indicados. A acupuntura pode auxiliar no alívio imediato da dor, mas o retorno do quadro álgico se dá tão logo seja descontinuada, caso não seja acompanhada de outros métodos de reequilíbrio muscular.
II - Analgesia e medidas anti-inflamatórias: uso de analgésicos simples ou opioides; utilização de anti-inflamatório não esteroide; uso de anti-inflamatórios por via sistêmica (intramuscular); fisioterapia; e acupuntura.
III - Restabelecimento da amplitude de movimentos articulares (exercícios ativos e passivos). Alongamento capsular. Sabe-se que a retração capsular, mesmo em pequenas proporções, produz aumento do impacto entre o tubérculo maior e o acrômio anterior, pela alteração das forças que elevam o membro superior. O retorno da mobilidade passiva e ativa completa, com elevação de 180°, rotação externa de 90° e rotação interna ao nível de T8, determina, per se, alívio dos sintomas dolorosos.
IV - Fortalecimento do Manguito Rotador (MR) para restaurar o mecanismo depressor da cabeça do úmero (exercícios isométricos, isotônicos e de coordenação motora). Reforço muscular: Exercícios isométricos e de contra resistência de músculos que estão localizados abaixo do centro de rotação da articulação estão indicados após a obtenção de articulação indolor e com mobilidade articular completa. Esse grupo de músculos é formado por rotadores internos e externos e pela musculatura ao redor da escápula (serrátil anterior, romboides, levantador da escápula e grande dorsal). A biomecânica demonstra que o reforço desses grupos musculares possibilita que a cabeça do úmero se afaste dinamicamente do acrômio, aliviando o fenômeno de compressão. Um dos exercícios mais importantes para tal objetivo é o popular “serrote”, em que o paciente imita o ato de serrar, com peso de 2 a 4 kg na mão. Esse movimento faz com que a musculatura escapular trabalhe com melhor tonicidade, permitindo completa rotação da escápula no momento da elevação do membro superior, o que possibilita que o acrômio também se incline, diminuindo a maior parte do impacto com o tubérculo maior. O deltoide e todo o manguito rotador devem, também, secundariamente, ser reforçados. O tratamento conservador deve ser mantido por um período de no mínimo 3 meses, podendo ser prolongado na dependência da melhora clínica.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200107188Medicina: Clínica e Saúde Pública

O aparelho de ILIZAROV teve sua origem na:

#Ortopedia e Traumatologia
Questão 457941200113428Medicina: Clínica e Saúde Pública

Sobre violência doméstica na pediatria, analise as alternativas e assinale a incorreta:

#Pediatria e Cuidados Neonatais
Questão 457941200317684Medicina: Clínica e Saúde Pública

No contexto de hanseníase, o Estado Reacional Tipo 2 (Eritema Nodoso Hansênico) é mais frequentemente associado a qual forma clínica?

#Dermatologia Clínica
Questão 457941200651043Medicina: Clínica e Saúde Pública

Sobre a administração do sulfato de magnésio para prevenção e tratamento de eclâmpsia, é INCORRETO afirmar:

#Farmacologia e Anestesiologia Clínica#Ginecologia e Obstetrícia
Questão 457941200729956Medicina: Clínica e Saúde Pública

O anti-hipertensivo para tratamento de hipertensão na gestação que possui como efeito colateral síndrome lúpus-like é o/a:

#Farmacologia e Anestesiologia Clínica
Questão 457941201662127Medicina: Clínica e Saúde Pública

Paciente do sexo feminino, 83 anos de idade, portadora de doença de Alzheimer com comprometimento cognitivo acentuado há cerca de quatro anos. Familia...

#Medicina Geriátrica

Continue estudando

Mais questões de Medicina: Clínica e Saúde PúblicaQuestões sobre Ortopedia e TraumatologiaQuestões do FAU