Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Quando de um eclipse solar ocorrido em dezembro, contou Gaspar Barléus que algumas pessoas “interpretando essa privação de luz celeste como o ocaso do desaparecimento do esplendor hispênico nas terras do ocidente exaltavam ao Conde [Maurício de Nassau] por quem pôde ser empanado o intenso fulgor do poderia Real”. Além do teólogo, humanista, historiador Gaspar Barléus, o Conde Maurício de Nassau também foi responsável pela vinda de vários outros homens das ciências e das artes para a capitania de Pernambuco.
Assinale a alternativa que indica o nome de dois desses pintores.
Analise os enunciados abaixo.
I. Em termos de divisões regionais no continente americano, uma das mais utilizadas é América Latina e América Anglo-Saxonica e, podemos dizer que a América Anglo-Saxônica compreende dois países: Canadá e Estados Unidos.
II. Para facilitar os estudos sobre a Terra, os estudiosos a dividiram em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal, cujas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. O Meridiano de Greenwich divide a Terra em Norte e Sul.
III. Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que dividem a Terra ao meio, ocasionando o que conhecemos como hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
IV. Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. A translação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, enquanto que a rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol.
Está correto o que se afirma em:
Analise as informações a seguir:
I. Constitui um exemplo positivo para uma compreensão de fenômenos geográficos, quando um estudante, ao observar fenômenos planetários, de base natural, como abalos sísmicos ou mudanças climáticas, e até mesmo de base social, como um desmoronamento ocasionado pelo desmatamento das encostas, tem a curiosidade de entender por que aquilo acontece. Assim, estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento geográfico está inserido em diversas discussões que perpassam, direta e indiretamente, outras áreas do conhecimento, entra em dissonância com uma concepção de Geografia preocupada com a aprendizagem real.
II. Ao observar fenômenos planetários, de base natural, como abalos sísmicos ou mudanças climáticas, e até mesmo de base social, como um desmoronamento ocasionado pelo desmatamento das encostas, o estudante deve ter a curiosidade de entender por que aquilo acontece. É preciso estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento geográfico é preponderante nas discussões sobre as principais mudanças ocorridas nas sociedades.
Marque a alternativa CORRETA: