Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A autora Maria do Carmo Brant de Carvalho, no texto “Avaliação de projetos sociais”, publicado em 2001, coloca-nos que podemos fazer uma avaliação de projeto social considerando sua eficácia, eficiência ou efetividade. Partindo do disposto por Carvalho (2001), analise as afirmativas abaixo:
I. A avaliação de efetividade é mensurada por meio da relação estabelecida entre meios e fins.
II. A avaliação de eficácia é medida pela quantidade de mudanças significativas e duradouras processadas na qualidade de vida dos beneficiários.
III. A avaliação de eficiência verifica e analisa a relação entre a aplicação de recursos e os benefícios derivados de seus resultados.
IV. A avaliação de eficácia é orientada para analisar a obtenção de um custo mínimo para o maior número e qualidade de benefícios.
V. A avaliação de eficácia de um projeto está relacionada ao alcance de seus objetivos.
Vasconcelos (2003) aponta alguns entraves e complicadores à articulação do trabalho profissional com os interesses e necessidades dos cidadãos. Analise as assertivas abaixo sobre o assunto:
I. A focalização das políticas impede a crítica, a organização e o controle social, porque atinge exatamente o “não cidadão” – o miserável ou mais pobre, o menos culto, o completamente despolitizado – que é levado a desejar e despertar compaixão.
II. O direito do cidadão, frequentemente, é enfrentado e discutido de forma fragmentada – direito do paciente, direito à renda mínima, direito à habitação etc. – levando a uma discussão do direito do indivíduo, em separado, e à negação do direito do cidadão e/ou dos direitos nas suas inter-relações, conexões e interdependência.
III. A pretensa incompatibilidade no enfrentamento concomitante dos direitos sociais e do sofrimento humano, fruto do culto ao individualismo obsessivo, difere do respeito à individualidade emancipatória.
Quais estão corretas?
As mudanças do mundo contemporâneo, como o avanço tecnológico, alta competitividade e exigências do mercado, acarretaram novas demandas sociais, tornando necessário haver um planejamento para formulação e execução de políticas públicas. Para tal, é de competência do Assistente Social a elaboração de processos que organizam todo arcabouço teórico e prático para sua execução. Desse modo, relacione os itens seguintes e assinale a alternativa que contempla a ordem correta.
(I) Projeto
(II) Programa
(III) Plano
( ) Instrumento de gestão que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem investidos, organizando, regulando e norteando a execução da Política de Assistência Social.
( ) Instrumento técnico-administrativo de curta duração, para execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
( ) Instrumento que oferece um determinado serviço que possui início, meio e fim, tendo como objetivo o alcance de metas mensuradas por indicadores preestabelecidos.
Acerca do planejamento e da gestão de projetos sociais, bem como dos planos, programas, projetos e atividades de trabalho do assistente social, julgue o item subsequente.
Ao delinear e publicizar o projeto de trabalho, o assistente social contribui para a consolidação do projeto ético-político da categoria, bem como estabelece os parâmetros profissionais que demarcam o seu trabalho.
O planejamento estratégico no exercício profissional do assistente social, vem adquirindo grande importância notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Nessa direção, o planejamento estratégico possui como ideias orientadoras: