Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A terapia nutricional é parte integrante do tratamento do paciente crítico. A primeira opção terapêutica é a nutrição enteral, pois, nessa situação, o paciente mantém a funcionalidade intestinal. Assinale a opção em que é apresentada a atitude inicial para a execução da terapia nutricional enteral.
Na distribuição regional da gordura corporal, o interesse da genética e o fenótipo da obesidade é forte porque a variabilidade entre os indivíduos, tem sido notada. Reconhecemos alguns tipos de obesidade: Marque a alternativa correta:
Ainda sobre aditivos, os corantes são aditivos usados para darem cor ou realçarem o pigmento. São usados principalmente para atrairem a atenção, criando-se uma cor imitação ou realçando uma cor natural, sem que possuam qualquer princípio nutritivo. Assim como qualquer outro aditivo, os corantes podem causar reações indesejadas no organismo ao serem consumido. A(s) principal(ais) reação(ões) relacionada(s) aos corantes é(são):
Os pacientes incapazes de atender às necessidades nutricionais por meio de dieta oral precisam de formas alternativas de nutrição. Uma dessas alternativas é a Nutrição Enteral (NE). A NE, apesar de ser a técnica preferida quando o intestino funciona normalmente, tendo em vista que causa menos complicações, é contraindicada na seguinte situação:
A respeito da utilização de lipídeos na solução parenteral, assinale a opção correta.
A hipertensão é um problema de saúde pública mais frequente e comum nos países desenvolvidos. Uma hipertensão não tratada leva a várias doenças degenerativas, sendo mais comum a de origem cardiovascular. Devemos considerar que alguns minerais são importantes para o equilíbrio e manutenção da pressão arterial. São eles:
O edema é uma das manifestações clínicas mais frequentes na insuficiência renal. Segundo Krause (2013), a ingestão dietética de sódio para controle do edema deve ser:
Sobre alergias e intolerâncias alimentares, julgue as alternativas.
I – Proteínas do leite: caseínas e betalactoglobulina são agentes alergênicos para alguns indivíduos. Suas diferenças estruturais refletem-se na história natural da doença: indivíduos com maior sensibilidade às caseínas apresentam persistência mais prolongada da alergia em relação aos mais sensíveis às proteínas do soro (betalactoglobulina, alfa-lactoalbumina).
II – O leite de vaca, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar são alimentos que respondem por cerca de 90% dos aminoácidos para a alimentação humana. Alimentos antes pouco consumidos pela população ocidental têm provocado reações alérgicas, como a ingestão da mostarda, gergelim e à canola são exemplos da produção de anticorpos às proteínas de alimentos “novos” entre os hábitos alimentares.
Qual o volume inicial de fórmula enteral a ser oferecida para pacientes adultos com gastroparesia diabética?