Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201760349
Ano: 2017Banca: IFBOrganização: IFBDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Interação Indivíduo-Sociedade | Marx e Estratificação Social
No “Manifesto Comunista” Marx e Engels afirmam que o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários, a saber:
I) Constituição dos proletários em classe.
II) O pagamento de salários justos.
III) Derrubada da supremacia da burguesia.
IV) Conquista do poder político pelo proletariado.
V) Abolição da propriedade em geral.
Estão CORRETAS as afirmações:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201676337
Ano: 2022Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Durkheim e Fatos Sociais | Interação Indivíduo-Sociedade
O filme “Uma noite de crime” (The Purge) começa com uma sequência impressionante de linchamentos, assassinatos e outras agressões cruéis vistas através de câmeras de segurança, ao som de uma doce música clássica. Um letreiro explica que os Estados Unidos instauraram uma lei permitindo a todos os cidadãos que se “purifiquem” (do verbo purge, que constitui o título original), cometendo todos os crimes que quiserem em uma única data específica, determinada pelo governo. Por causa desta violência institucionalizada, o nível de ocorrências policiais baixou, e a sociedade vive em perfeita harmonia 364 dias do ano – exceto pela selvageria durante a “noite de crime”, claro. A lei fictícia sugere que o grande pecado dos americanos não está em suas pulsões assassinas, que fariam parte de todos os seres humanos.

(Uma Noite de Crime. Filme 2013. AdoroCinema.)


Embora o relato do filme seja a descrição de uma situação claramente fictícia, na vida real existem momentos, em que, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. Sobre esse e outros conceitos relacionados à vida em sociedade, Durkheim afirma que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941202042470
Ano: 2023Banca: FGVOrganização: AL-MADisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Marx e Estratificação Social | Interação Indivíduo-Sociedade
O materialismo dialético, enquanto método de interpretação da realidade, fundamenta-se na(o) 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201804698
Ano: 2016Banca: FCCOrganização: SEDU-ESDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Interação Indivíduo-Sociedade

Considere:


Tipo de Suicídio

I. Egoísta

II. Anômico

III. Fatalista

IV. Altruísta


Causa

a. Excesso de Regulamentação.

b. Individuação Descomedida.

c. Individuação Rudimentar.

d. Atividade Desregulada.


A associação correta entre tipo de suicídio e causa ocorre em:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200817883
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEDUC-ALDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Marx e Estratificação Social | Interação Indivíduo-Sociedade

No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.

Conforme se pode observar nas Teses sobre Feuerbach, a relevância da crítica para a perspectiva teórica de Karl Marx marca a intenção de garantir um espaço para o pensamento, sem dissociá-lo da prática.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201761269
Ano: 2017Banca: IFBOrganização: IFBDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Weber e Ação Social | Interação Indivíduo-Sociedade

Historicamente, conforme a análise weberiana, há várias camadas das quais se originaram os políticos profissionais, segundo as formações nacionais específicas. Em todos os casos, para contrapor-se à administração organizada “em classes”, o príncipe passou a apoiar-se em camadas sociais que fossem politicamente utilizáveis. Sobre as camadas sociais utilizadas pelo príncipe mencionadas por Weber, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Os clérigos

II) Os literatos de formação humanista

III) A nobreza cortesã

IV) Gentry

V) Os juristas de formação universitária


( ) Um fenômeno típico dos países europeus continentais, cuja entrada trouxe a influência do direito romano para a administração política, constituindo o chamado Estado racional.

( ) Na Índia e na Indochina, na China budista, no Japão e na Mongólia dos lamas, do mesmo modo como nas regiões cristãs da Idade Média, foram empregados de modo generalizado, basicamente porque sabiam escrever e estavam à margem das lutas políticas ordinárias, e porque não buscavam poder político para sua própria descendência, que era uma importante fonte de conflitos com o soberano.

( ) Uma vez que os príncipes conseguiram despojar a nobreza de seus poderes estamentais, atraíram-na à Corte e utilizaram-na no serviço político e diplomático.

( ) Camada típica da Inglaterra, trata-se de um patriciado que abarcava o pequeno comerciante e o pequeno rentista urbano e que foi utilizado pelo príncipe contra os barões. De posse dos cargos do governo, tal extrato social manteve-se na administração gratuitamente, no interesse do seu próprio poder social e, como resultado, preservou a Inglaterra da burocratização, que constituiria o destino da totalidade dos Estados continentais.

( ) Homens que aprendiam a fazer discursos em latim e versos em grego e que eram recrutados como conselheiros políticos do príncipe. Esta camada, com seus convencionalismos desenvolvidos na antiguidade chinesa, decidiu o destino conjunto da China.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200324894
Ano: 2018Banca: UFU-MGOrganização: UFU-MGDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Interação Indivíduo-Sociedade | Durkheim e Fatos Sociais

Leia o excerto abaixo.


“[...] O centro dos primeiros sistemas da natureza não é o indivíduo, é a sociedade. É ela que se objetiva e não mais o homem.”

RODRIGUES, J. A. (Org.) Durkheim. São Paulo: Ática, 1978. p.201-202.


Nesse trecho, Durkheim propõe romper com o humanismo antropocêntrico dos modernos em favor de um novo modelo de conhecimento baseado no sociocentrismo. Não mais o homem, mas a sociedade aparece como centro do conhecimento porque, para Durkheim,

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201919706
Ano: 2020Banca: IBADEOrganização: SEE-ACDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Revolução e Mudança Social | Cidadania e Movimentos Sociais | Origem da Sociologia | Interação Indivíduo-Sociedade

Fundador da “sociologia formal” ou “sociologia das formas”, o aludido autor, buscou, em suas análises, compreender as diferenças comportamentais entre o homem urbano e o homem do campo. Neste processo, observou que que o comportamento mental do homem urbano é caracterizado pela especialização com certo grau de distanciamento das relações afetivas. A esse tipo de comportamento onde o homem urbano é "incapaz de reagir a novos estímulos com as energias adequadas", chamou de “atitude blasé”.


De qual autor estamos falando:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200512303
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: CAERNDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Interação Indivíduo-Sociedade
O livro Fundamentos empíricos da explicação sociológica é de autoria de
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201095821
Ano: 2013Banca: UFBAOrganização: UFBADisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Weber e Ação Social | Interação Indivíduo-Sociedade
Max Weber define a política como a luta pelo poder político e define o Estado como uma associação política que reivindica o monopólio da violência legítima dentro de um território.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com