Questões da CONCEPÇÃO
Linguagem e comunicação constituem elementos interativos e que se mantêm em constante dinâmica. Toda comunicação envolve algum tipo de linguagem (verbal: falada ou escrita; gestual, visual...).
Para o “Assessor de Comunicação”, redobrar os cuidados para com os atos comunicativos pode fazer a diferença no mercado de trabalho. Assim sendo, é muito importante que as redações sejam elaboradas obedecendo aos padrões técnicos, seguindo a concisão, a objetividade, a clareza, a coesão, a coerência e unidade e a elegância no teor discursivo.
(GOLD, Miriam. Redação Empresarial. Editora Pearson. Companion Website (C.B) 4ªed. São Paulo.)
Analise as características seguintes:
I. A questão principal, quando se fala nesta característica, é saber definir quais são as informações relevantes que desejamos transmitir num dado momento.
II. Esta característica serve para educar nossa capacidade de organização mental.
III. Esta característica diz respeito à conexão entre as ideias apresentadas no texto.
Marque a sequência que identifica carreta e respectivamente as características enunciadas em (I; II e III).
O Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos – GED visa a gerir o ciclo de vida das informações desde a sua criação até ao seu arquivo, de forma bastante versátil.No desenvolvimento de projetos de GED, visa-se a implementar sistemas de informação eficazes para proceder à gestão eletrônica de informação textual e imagens contidas, reduzir o tempo gasto em atividades diárias de produção, localização e distribuição documental, assegurar as informações registradas preservando os documentos, dinamizar e democratizar o acesso e racionalizar a ocupação espacial de grandes massas documentais suportadas em papel.
(Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA)
Considerando as “Principais Aplicações na Gestão Eletrônica de Documentos (GED)”, analise as proposições seguintes:
I. Implantação GED baseada em gestão eletrônica de documentos vitais é amplamente utilizada nos documentos que necessitam consultas mais frequentes, ou mesmo manuseio. Servem de exemplo: a área de saúde, os prontuários, a área de gestão de empreendimentos, os contratos e afins.
II. A área básica da implantação GED, que é a digitalização de documentos de manuseio frequente, também pode ser mencionada. Basicamente, os documentos físicos são digitalizados através de aparelhos de digitalização profissional, a fim de manter uma cópia digital de fácil acesso.
III. Um ponto chave no gerenciamento eletrônico de documentos é a organização e controle de arquivos e documentos. Através de uma metodologia diferenciada, é feito um trabalho de organização e controle de acesso para os documentos. Assim, otimizando os processos de busca, tanto física, quanto digital obtendo o máximo em eficiência em acesso.
IV. Há também a possibilidade de gerenciamento documental, voltado a gestão de mídias eletrônicas. É o processo de implantação de um sistema GED, só que o mesmo possui acesso a mídias eletrônicas, ao invés de sistemas WEB interligados.
Estão corretas:
A LEI Nº 6.839, de 30 de outubro 1980, dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.
Marque a alternativa que registra a redação correta do art. 1º da citada Lei.
O “Assessor de comunicação” deve ter muito cuidado com à produção de artigos, textos, publicações e reportagens. Na elaboração de qualquer um deles, é muito importante manter a linearidade frasal, obedecendo aos preceitos da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB).
Marque a orientação que enuncia a “linearidade frasal”.
Toda redação oficial deve ser elaborada dentro dos padrões técnicos, seguindo a concisão, a objetividade, a clareza, a coesão, a coerência e unidade e a elegância no teor discursivo.
(GOLD, Miriam. Redação Empresarial. Editora Pearson. Companion Website (C.B) 4ªed. São Paulo.)
Analise as características seguintes:
I. Significa expressar o máximo de informações sem repetições e excessos de ideias. Para atingir este objetivo, é preciso determinar com precisão as informações realmente relevantes, bem como avaliar o significado das palavras e expressões utilizadas.
II. Esta característica serve para educar nossa capacidade de organização mental.
III. Esta característica se relaciona diretamente com aprender a pôr em execução convenientemente o material idiomático.
Marque a sequência que identifica carreta e respectivamente as características enunciadas em (I; II e III).
A avaliação e exame do estado geral de um acidentado de emergência clínica ou traumática é a segunda etapa básica na prestação dos primeiros socorros. Ela deve ser realizada simultaneamente ou imediatamente à "avaliação do acidente e proteção do acidentado".
(www.anvisa.gov.br/manual_primeiros_socorros.)
O exame deve ser rápido e sistemático, observando as seguintes prioridades, excetuando-se a que está incorreta.
A questão refere-se à RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001. (D.O.U. Nº 108, DE 05.06.01, SEÇÃO I, PAG.46) - Dispõe sobre o reconhecimento da Quiropraxia e da Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.
Analise os Artigos transcritos a seguir:
Art. 3º: - O Fisioterapeuta com formação em quiropraxia ou osteopatia, oriundo de curso com carga horária inferior ao determinado nesta Resolução, deverá complementar sua formação acadêmica em curso reconhecido pelo COFFITO, para que possa alcançar a condição de especialista, previsto nesta Resolução.
Art. 4º: - O membro do corpo docente de curso reconhecido pelo COFFITO deverá ter registro profissional nesta instituição, quando Fisioterapeuta.
Art. 5º: - Somente após efetuado o registro de seu título de qualificação em quiropraxia e/ou em osteopatia no COFFITO, poderá o Fisioterapeuta se anunciar como especialista na área de conhecimento objeto desta resolução, pelos meios eticamente permitidos.
Art. 6º: - O profissional fisioterapeuta com registro de título no COFFITO, nos termos desta Resolução, fica para os efeitos de direito, sujeito as normas previstas no Código de Ética e no Código de Processo Disciplinar do Fisioterapeuta, considerando que por ordenamento legal, as atividades ora reconhecidas, são autônomas em relação a Fisioterapia, esta regulamentada, pela Lei Federal n.º 6316/75.
Art. 7º: - O profissional amparado por esta Resolução deverá ter anotado na sua carteira de identidade profissional (tipo livro) a condição de especialista, conforme o instituído por esta Resolução.
Art. 8º: - Os casos omissos serão deliberados pelo Plenário do COFFITO.
Marque os Artigos que estão transcritos
corretamente:
Sobre “Operacionalização e funcionamento de máquinas copiadoras e aparelho de fax”, marque a afirmação incorreta.
Na atualidade, os profissionais de secretaria precisam ter e demonstrar qualidades pessoais, o que pode fazer a diferença no mercado de trabalho.
Entre as “qualidades pessoais”, temos: discrição, espírito de decisão, espírito de iniciativa, espírito de cooperação, interesse, dinamismo, pontualidade, segurança, sinceridade, ordem e método, inteligência, esmero, entre outras.
Sobre as informações enunciadas, marque a afirmação incorreta.
O QUE É... DEMISSÃO
É cuidar da carreira em outra empresa e descobrir que seus amigos do trabalho não eram tão amigos assim.
(1º§) No início de maio, o São Paulo Futebol Clube dispensou o técnico Oswaldo de Oliveira. Convidados a opinar sobre os potenciais substitutos, os conselheiros do clube elaboraram uma lista de 30 técnicos renomados. E nela não constava o nome do técnico do Cruzeiro, Wanderlei Luxemburgo. Numa entrevista ao UOL, o diretor de futebol do São Paulo, o senhor Carlos Augusto Barros e Silva, explicava por quê: "Há rejeição a ele no clube. Acho ruim essa cultura dos técnicos de trocar de emprego durante a vigência de seus contratos". Traduzindo: em 2002, Luxemburgo havia pedido demissão do Palmeiras, apesar do prestígio de que gozava no clube e de um bom ambiente de trabalho. Mais adiante, na mesma entrevista, o senhor Carlos Augusto comentava a importância que qualquer técnico brasileiro daria a um possível convite para dirigir o São Paulo: "Da lista de 30 nomes, 20 estão empregados e aceitariam deixar seus clubes para vir para cá". Ou seja, nas próprias palavras do senhor diretor, a "cultura" de romper contratos em vigência não seria um empecilho para contratar um técnico que estivesse regularmente empregado em outro clube, mas seria vista como "ruim" caso um técnico resolvesse deixar o São Paulo pelo mesmo motivo. Isso é típico do futebol? Ao contrário. O senhor diretor estava verbalizando uma opinião corrente no mercado de trabalho: ainda existem empresas que reagem emocionalmente quando seus bons funcionários pedem demissão.
(2º§) Se você está bem empregado e, de repente, recebe um convite melhor, certamente começará a pensar: "Como a empresa reagirá? Qual será o efeito de médio prazo em minha carreira?" E, caso você nunca tenha passado por uma situação dessas, acredite: um dia você passará. E as respostas, como você descobrirá (ou já descobriu), são: De cada dez "amigos do peito" de sua ex-empresa, nove mandarão dizer que estão em reunião quando você telefonar.
(3º§) Quais nove você só irá descobrir depois de sair.
(4º§) Palavras que você nunca ouvira, como "ingrato" ou "mercenário", passarão a acompanhar seu nome nas conversas de corredor. Caso você vá para uma empresa concorrente, o termo usado para defini-lo será "traidor". Na melhor das hipóteses, seu nome deixará de ser mencionado, como se você nunca tivesse trabalhado ali.
(5º§) A maioria de suas realizações pessoais será atribuída a outros ou ao sistema. Suas falhas serão amplificadas. O que antes era mérito vira culpa. Empresas que solicitarem informações sobre você irão esbarrar nas reticências: "Não, ele era um funcionário até que razoável, mas..."
(6º§) Sua ex-empresa estará torcendo pelo seu fracasso. Ele será o melhor exemplo a ser usado internamente de que pedir demissão é um erro.
(7º§) Vale chorar na saída, declarar amor eterno, tentar deixar as portas abertas? Bom, se fosse numa empresa profissional, manifestações sentimentais como essas não fariam nenhum sentido. Já para empresas emocionais, declarações do tipo "Eu adoraria ficar, mas tenho de ir" soam irremediavelmente falsas, quando não ofensivas. Logo, o melhor, sempre, é sair bem quietinho. Mas há uma última dica, a mais importante: nunca, em circunstância nenhuma, fale mal de sua ex empresa. Às vezes, o mercado de trabalho pode até emudecer. Mas jamais ficará surdo.
Max Gehringer é administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial.
Marque o que não se comprova na estrutura textual.