Depois de rompidas as bagas da uva, iniciam-se de forma imediata do...
🏢 IF-SC🎯 IF-SC📚 Nutrição e Dietética
#Fundamentos de Dietética e Gastronomia#Dietética e Gastronomia
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca IF-SC no concurso para IF-SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Fundamentos de Dietética e Gastronomia, Dietética e Gastronomia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Depois de rompidas as bagas da uva, iniciam-se de forma imediata dois tipos de fenômenos: um, de maceração ou troca de substâncias entre o mosto e as partes sólidas do cacho e outro, uma série de transformações bioquímicas produzidas por enzimas contidas na uva.
Relacione as colunas da direita e da esquerda considerando cada tipo de enzima e sua ação no mosto.
(1) Enzima Tirosinase (2) Enzima Lacase (3) Enzimas Proteolíticas (4) Enzima Glicosidase (5) Enzima ß-glucanase ( ) Encontrada exclusivamente em uvas atacadas por Botrytis cinereae; por ser uma enzima extracelular é mais facilmente extraível durante as operações mecânicas. ( ) São capazes de hidrolisar substâncias com parte glucídica, liberando ao mosto substâncias aromáticas, precursores e antocianinas. ( ) Hidrolisam ligações peptídicas de ligações de proteínas complexas. A uva possui em grande quantidade, sendo que durante a maturação da uva sua atividade e concentração são aumentadas, assim o mosto é rico nessa enzima. ( ) Catalisa a oxidação de ortodifenóis em ortoquinonas, compostos estes que podem também produzir a oxidação conjunta com flavonóis e antocianinas. ( ) Enzima capaz de hidrolisar substâncias produzidas pelo Botrytis cinerea que provocam diminuição do rendimento em mosto durante as operações pré- fermentativas.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é: