Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201573723
Ano: 2024Banca: FURBOrganização: SED-SCDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino Religioso | Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado | Temas Pedagógicos
Analise o texto a seguir:


Quem somos? De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos? Qual o sentido, isto é, significado e direção de nossas vidas? Estamos sozinhos no universo? Estas perguntas existem desde que o ser humano iniciou seu processo de busca de identidade. Esse processo foi ocorrendo por meio do desenvolvimento da conscientização, que possibilita a construção da história de cada um e de todos nós. As tentativas de respostas a tais questões clássicas foram o motor da construção de linhas de pensamento e teorias.

(NASSER, M. C. C. O uso de símbolos: sugestões para a sala de aula. São Paulo: Paulinas: 2006, p. 30. (Coleção temas do ensino religioso)).


Com base nas informações do texto, considere as assertivas relacionadas à origem dos fenômenos religiosos:


I. As religiões são instituições divinas, instauradas pelas próprias divindades, sem interferência humana.

II. Os conhecimentos religiosos são decorrentes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte.

III. A relação com o sagrado está arraigada no imaginário dos humanos e integra a base de formação das culturas e tradições religiosas.

IV. As manifestações religiosas pouco interferiram no desenvolvimento dos grupos e sociedades.

V. Os fenômenos religiosos, em suas múltiplas manifestações, são parte integrante do substrato cultural da humanidade.


É correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201014122
Ano: 2019Banca: IBADEOrganização: SEE-ACDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado
“Por isso, em nossa peregrinação, recebemos dele o penhor de já sermos luz; ele já nos salvou pela esperança e, de filhos da noite e das trevas que éramos, ele fez filhos da luz e do dia. Na incerteza da ciência humana, só tu és capaz de distinguir entre uns e outros, porque pões nossos corações à prova e chamas à luz dia e às trevas noite. Quem, senão tu, sabe nos distinguir? E que temos nós que não o tenhamos recebido de ti? Nós, feitos vasos de honra, fomos feitos da mesma argila que serviu para fazer os vasos de ignomínia.”

Para Santo Agostinho, a possibilidade de acesso às verdades reveladas depende da (o):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201897346
Ano: 2011Banca: UEMOrganização: UEMDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Filosofia Cultural | Argumentos para a Existência de Deus: Ontológico, Cosmológico e Teleológico | Métodos Modernos: Causalidade, Indução e Evidência | Fenomenologia do Sagrado | Epistemologia Humana e Divina | O Sujeito na Modernidade
Texto associado
O século XVII engendrou uma revolução científica e filosófica, na qual é impossível separar os aspectos filosóficos dos científicos, pois ambos se mostram interdependentes e estreitamente unidos. Essa revolução caracterizou-se por uma transformação na antiga representação do Cosmos e no questionamento dos conceitos filosóficos e científicos que lhe davam sustentação. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
Uma das principais características dessa transformação foi uma maior preocupação com o homem e sua vida terrena e com o estudo da natureza.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201905238
Ano: 2010Banca: UEMOrganização: UEMDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado
Texto associado
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
Os sistemas religiosos são marcados por aspectos transcendentais e culturais. Dessa forma, nas religiões, efetua-se uma ligação entre os mundos sobrenatural ou sagrado e o humano ou profano.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941202081722
Ano: 2018Banca: COPS-UELOrganização: UELDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado

Leia o texto a seguir.


Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.

PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201977210
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEDUC-ALDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado
Texto associado

      Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou se faz no mundo.

                                                        René Descartes. Discurso do Método.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativo à filosofia de Descartes.


As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941202035548
Ano: 2018Banca: QuadrixOrganização: SEDFDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado
Texto associado
    O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Na experiência religiosa, o espaço e o tempo são essencialmente homogêneos.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200438630
Ano: 2017Banca: UFU-MGOrganização: UFU-MGDisciplina: FilosofiaTemas: Fenomenologia do Sagrado | Epistemologia Humana e Divina
Hume descreveu a confiança que o entendimento humano deposita na probabilidade dos resultados dos eventos observados na natureza. Ele comparou essa convicção ao lançamento de dados, cujas faces são previamente conhecidas, porém, nas palavras do filósofo:

[...] verificando que maior número de faces aparece mais em um evento do que no outro, o espírito [o entendimento humano] converge com mais frequência para ele e o encontra muitas vezes ao considerar as várias possibilidades das quais depende o resultado definitivo.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultural, 1989, p. 93. Coleção “Os Pensadores”.

Esse tipo de raciocínio, descrito por Hume, conduz o entendimento humano a uma situação distinta da certeza racional, uma espécie de “falha”, representada pelo(a)
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201961161
Ano: 2018Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de São José - SCDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado | Argumentos para a Existência de Deus: Ontológico, Cosmológico e Teleológico | Determinismo Divino e Livre-Arbítrio
Leia com atenção o texto a seguir.

A maior parte dos textos que tratam da divisão cronológica da história da filosofia registram que, entre os século I e VII, no Ocidente, houve o predomínio da filosofia ............................, que resultou dos esforços feitos pelos apóstolos Paulo e João e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião, o cristianismo, com o pensamento dos filósofos gregos e romanos, como forma de converter os pagãos. Portanto, a essa filosofia ligava-se a missão ............................, bem como a tarefa de defender a religião cristã dos ataques teóricos e morais que recebia.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201809303
Ano: 2019Banca: UECE-CEVOrganização: UECEDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia Humana e Divina | Fenomenologia do Sagrado

Sobre a questão da liberdade em Spinoza, a filósofa brasileira Marilena Chauí afirma o seguinte: “[...] o poder teológico-político é duplamente violento. Em primeiro lugar, porque pretende roubar dos homens a origem de suas ações sociais e políticas, colocando-as como cumprimento a mandamentos transcendentes de uma vontade divina incompreensível ou secreta, fundamento da ‘razão de Estado’. Em segundo, porque as leis divinas reveladas, postas como leis políticas ou civis, impedem o exercício da liberdade, pois não regulam apenas usos e costumes, mas também a linguagem e o pensamento, procurando dominar não só os corpos, mas também os espíritos”.

CHAUÍ, Marilena. Espinosa, uma subversão filosófica. Revista CULT, 14 de março de 2010. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/.

O poder teológico-político é violento, porque

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
Logoquestionei.com