É um método diagnóstico por imagem indolor, rápido e de baixo custo, que utiliza radiações ionizantes de uma forma controlada, sendo, portanto um modo seguro para a investigação clínica. Referimo-nos a(o):
Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte. Rabdomiossarcoma é o câncer extraocular é mais comum em crianças, sendo bilateral em até 10% dos casos.
Nas crianças, tumores e lesões tumor-símiles da órbita apresentam espectro histológico distinto em relação aos adultos, e seu aspecto de imagem reflete suas características patológicas. Retinoblastoma, o tumor intraocular mais comum da infância, é um tumor neuroepitelial primitivo agressivo, que usualmente se apresenta com o quadro clínico de leucocoria e se manifesta antes dos cinco anos de idade, representando 11% de todos os cânceres no primeiro ano de vida.Quanto às lesões orbitárias da infância, julgue o item seguinte. O retinoblastoma é a causa mais comum de leucocoria, que pode ser decorrente também de outras condições, denominadas pseudorretinoblastomas, as quais incluem doença de Coats, vítreo primário hiperplásico persistente, endoftalmite larvar e fibroplasia retrolental.
Ahérnia de parede abdominal caracterizada por
defeito na aponeurose dos músculos oblíquo interno
e transversos abdominais, ocorrendo ao longo
da borda lateral do músculo reto abdominal,
ínfero-lateralmente ao umbigo, no nível da linha
arqueada e que, por ter um tamanho do defeito
pequeno, geralmente menor que 2 cm, tem alto risco
de estrangulamento, é a hérnia:
Paciente hepatopata crônico com cirrose, apresentando, em
ultrassonografia de controle periódico, imagem nodular
heterogênea, com halo periférico hipoecoica e com
hipervascularização no Doppler colorido envolvendo a lesão que
se localiza no segmento VI do lobo hepático direito.
Assinale a opção que indica o provável diagnóstico.