Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200681800
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEDFDisciplina: Física GeralTemas: Oscilações e Ondas | Física Contemporânea | Mecânica Quântica | Propriedades das Ondas

Com relação à natureza ondulatória e corpuscular da matéria e à teoria quântica da radiação eletromagnética, julgue o item que se segue.


A relação de De-Broglie entre o momento linear e o comprimento de onda é equivalente à relação entre o momento e o comprimento de onda do fóton.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200207671
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: POLÍCIA CIENTÍFICA - PEDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Contemporânea
Um dos alicerces da mecânica quântica é o postulado de De Broglie, que associou às partículas de massa m um comprimento de onda λβ, chamado comprimento de onda de De Broglie. É correto expressar o comprimento dessa onda por meio da relação
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200814164
Ano: 2024Banca: IF-MGOrganização: IF-MGDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Contemporânea

Em mecânica quântica, uma partícula livre é aquela que não está sujeita a qualquer potencial externo, podendo se mover livremente em qualquer direção. Essa liberdade se reflete no fato de que a partícula não está confinada a uma região específica do espaço. No entanto, mesmo livre, a partícula ainda é descrita por uma função de onda que evolui no tempo de acordo com a equação de Schrödinger. Diferentemente de partículas em sistemas com potenciais, a energia e o momento da partícula livre não são quantizados, ou seja, podem assumir qualquer valor contínuo. Isso significa que a partícula livre pode ter qualquer velocidade e energia.



Considere o problema unidimensional de uma partícula no eixo x. Sendo k o número de onda, ω a frequência angular, t o tempo e i o número imaginário puro, qual das alternativas abaixo não é verdadeira:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200115871
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IFFDisciplina: Física GeralTemas: Física Contemporânea | Mecânica Quântica
Considerando Δx, Δy e Δz as incertezas nas medidas das posições de uma partícula de massa m e Δpx, Δpy e Δpz as incertezas nas quantidades de movimento da referida partícula, assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da incerteza de Heisenberg, com h sendo a constante de Planck.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201755255
Ano: 2023Banca: UFSCAROrganização: UFSCARDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Atômica e Física Nuclear | Física Contemporânea
Qual o número máximo de elétrons que podem ser acomodados no subnível l=2? 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200164045
Ano: 2022Banca: FUVESTOrganização: USPDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Atômica e Física Nuclear | Física Contemporânea
“De acordo com o órgão responsável pela área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos, considera-se ionizante qualquer radiação eletromagnética que transporte energia maior que 10 eV (elétron-volts). Essa energia é equivalente àquela transportada pelo ultravioleta longínquo, uma das faixas mais energéticas do ultravioleta, que se estende entre 122 nm e 200 nm de comprimento de onda.”

Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/. Adaptado. 

“De acordo com a professora Patricia Nicolucci, da USP, há dois tipos de radiação: a ionizante e a não ionizante. Mas elas possuem características diferentes de interação com o corpo humano. ‘[Alguns tipos de radiação] são consideradas não ionizantes porque a energia não é suficiente para liberar elétrons quando interagem com o tecido do corpo humano ou qualquer outro material. Já a radiação ionizante, utilizada em medicina nuclear e em radioterapia, tem uma energia maior, o que lhe confere essa característica de tirar elétrons dos átomos da matéria com a qual interage’.” 

Disponível em https://www5.usp.br/noticias/. Adaptado. 

Com base nos textos e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201084629
Ano: 2016Banca: IF-RSOrganização: IF-RSDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Contemporânea

Ao final do século XIX, a Física Clássica mostrou-se insuficiente em descrever quantitativamente e qualitativamente alguns fenômenos. Isto motivou a busca por novas teorias, proporcionando o surgimento, por exemplo, da Mecânica Quântica. Neste contexto, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando, a seguir, a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A lei de Wein estabelece que para cada temperatura existe um comprimento de onda para o qual a intensidade da radiação emitida é máxima. Ela fornece resultados compatíveis com o espectro de emissão de radiação de corpo negro na região de pequenos comprimentos de onda.

( ) O resultado que ficou conhecido como catástrofe ultravioleta refere-se à equação de Rayleigh, que concordava com o espectro de emissão de radiação de corpo negro para frequências maiores, enquanto que para as frequências menores tendia ao infinito.

( ) A catástrofe ultravioleta somente foi solucionada pelo físico teórico Max Planck através de seu postulado de quantização de energia: “Um oscilador de frequência ν só poderia emitir ou absorver energia em múltiplos inteiros de um ‘quantum de energia’.”

( ) Na teoria de Planck a quantidade mínima de energia emitida, chamada de quantum, é dada por hν, onde ν é a frequência de radiação e h é uma nova constante universal, a constante de Planck.

( ) Os “pacotes de energia” podem assumir valores dados por E = nhν, onde ν é a frequência de radiação, h é a constante de Planck e n é um número inteiro positivo par (0,2,4,6,...).

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200392791
Ano: 2023Banca: FUNDATECOrganização: IF-SCDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Contemporânea
O efeito fotoelétrico é um fenômeno no qual a luz incidindo em um material pode arrancar elétrons desse material. O estudo do efeito fotoelétrico por Albert Einstein, em 1905, foi fundamental para o desenvolvimento da teoria quântica da luz e lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1921. Durante o efeito fotoelétrico, a energia dos fótons incidentes pode ser transferida para os elétrons do material. Se a energia dos fótons, que depende da ______ da luz, for suficiente para superar a energia de ______, os elétrons serão liberados do material. Já a quantidade de fotoelétrons emitidos depende da _______ da luz incidente e da _______ do material. O local de onde os fotoelétrons são arrancados depende do tipo de material utilizado. Em metais, os fotoelétrons são arrancados, em geral, da _______ do material. Já em semicondutores, os fotoelétrons são arrancados da banda de _______.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200212669
Ano: 2010Banca: CESGRANRIOOrganização: PetrobrasDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Corrente Elétrica | Eletricidade | Física Contemporânea
Um filamento de lâmpada, cuja área de seção transversal é igual a 100 mm2 , opera à temperatura de 2.127 °C. A emissividade do filamento é 0,800 e a constante de Stefan- Boltzmann é 5,7 × 10–8 W/m2 .K4 . Supondo-se que toda a energia fornecida ao filamento é irradiada desse, a potência da lâmpada acesa, em W, é, aproximadamente,
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200838973
Ano: 2017Banca: IFBOrganização: IFBDisciplina: Física GeralTemas: Mecânica Quântica | Física Contemporânea
De acordo com o efeito fotoelétrico, a incidência de uma radiação eletromagnética sobre uma superfície metálica promove e ejeção de elétrons dessa superfície, com determinada energia cinética. Indique qual das relações abaixo expressa a energia cinética (em joules) dos elétrons ejetados quando uma radiação eletromagnética de frequência igual a 5,5 x 1014 s-1 incide sobre um metal com função trabalho igual a 2,9 x 10-19J
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com