Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O Ministério Público Federal na Amazônia, em conjunto com a Polícia Federal, investiga um suposto massacre de uma tribo indígena isolada na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, ocorrido no mês passado. O órgão confirmou a investigação, instaurada na última terça (29 de agosto), a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio). A Procuradoria não confirma o número nem a etnia dos índios. A área sob investigação fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, próximo à fronteira com o Peru, a cerca de 1000 km de Manaus.
(Folha de S.Paulo, 09.09.17. Disponível em: <https://goo.gl/ZzohcQ>
Tendo em vista que o Acordo das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Acordo de Paris), assinado em 2015, constituiu um marco nos esforços da comunidade internacional para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, julgue (C ou E) o item subsecutivo, relativo a esse acordo.
Uma das principais inovações do acordo é o fato de ele não
estabelecer metas uniformes para todos os signatários, tendo
cada país indicado metas voluntárias que pretende cumprir, as
chamadas Pretendidas Contribuições Nacionalmente
Determinadas.
Aprovada no dia 11 de julho pelo Senado Federal, a reforma trabalhista promove mudanças em diversos pontos da antiga lei trabalhista.
(Época Negócios – goo.gl/aGvwr4. Adaptado. Acesso em 16 jul. 2017)
Entre as mudanças previstas na lei trabalhista, é correto citar a
OMS convoca países a reforçarem prevenção
contra malária e salvarem vidas
Em um evento em Nairóbi, à véspera do Dia Mundial da Malária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou os países a acelerar a ampliação de esforços para prevenir a doença e salvar vidas. Na África Subsaariana, que responde por 90% da carga global de malária, mais de 663 milhões de casos foram evitados desde 2001.
As telas tratadas com inseticidas têm tido maior impacto, representando 69% dos casos evitados por meio de ferramentas de controle. Juntamente com o diagnóstico e o tratamento, a OMS recomenda um pacote de abordagens de prevenção comprovadas para os grupos mais vulneráveis: mulheres grávidas; menores de cinco anos; e lactentes.
“As ferramentas recomendadas pela OMS fizeram uma diferença mensurável na luta global contra a malária, mas precisamos de um impulso muito maior para a prevenção – especialmente na África, que carrega a maior carga da malária”, disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS.
Internet:<www.paho.org>
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Apesar da disponibilidade de vacinas contra a malária,
seu uso em larga escala implicaria em elevados gastos,
com os quais a maioria das nações mais pobres não teria
condição de arcar.
Diante do ataque terrorista do dia 31/10/2017 em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio a público sugerir o endurecimento nas leis de imigração. “Somos tão politicamente corretos que temos medo de fazer qualquer coisa”, disse.
Internet:<https://g1.globo.com>
Considerando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item subsequente.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (13/10) em Washington que é possível privatizar a estatal até 2018. “É possível e deverá ser tão importante quanto a privatização das telecomunicações”, afirmou o ministro durante palestra promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
(E.B.C. goo.gl/cLs9Tn. Acesso em 15.10.2017. Adaptado)
A estatal a ser possivelmente privatizada é
Horas após o parlamento catalão aprovar uma resolução que dá início ao processo de independência da Catalunha, o conselho de ministros da Espanha decidiu destituir Carles Puigdemont do poder e anunciou a destituição de todo o governo catalão (a chamada Generalitat), assim como do diretor-geral da polícia, Pere Soler. Ao assumir as funções do presidente da Generalitat, o conselho assumiu o poder de dissolver o Parlament (o Parlamento catalão) e convocou eleições para o dia 21 de dezembro.
Internet: <https://brasil.elpais.com>
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item que se segue.
Apesar de ter autorizado a realização da votação na
Catalunha, o governo central da Espanha recusou-se a
aceitar seu resultado, argumentando que apenas uma
minoria havia participado do processo.